top of page

Doenças Renais

Bem-vindo ao nosso site de educação para o doente com patologia glomerular!

Se lhe foi diagnosticada a si ou a um familiar seu uma doença renal, certamente terá várias dúvidas e preocupações relativamente a essa condição. Este website pode fornecer-lhe informação precisa e atualizada acerca de vários tipos de doenças renais (as doenças glomerulares), incluindo as suas causas, sintomas e opções de tratamento.


As doenças renais ocorrem quando os rins são danificados, isto é, sofrem lesões e perdem a capacidade de filtrar e remover adequadamente os resíduos produzidos pelas várias células do corpo e fluídos em excesso presentes no sangue. Esta lesão pode ser aguda, o que significa que se desenvolve de forma súbita; ou pode ser crónica, o que implica um agravamento progressivo ao longo do tempo. Vários fatores, incluindo infeções, doenças autoimunes, diabetes ou pressão arterial elevada, podem causar doenças renais.


Os sintomas de doença renal são habitualmente inespecíficos e podem incluir inchaço (o chamado edema) da face, mãos ou pés, aparecimento de espuma ou sangue na urina, aumento da pressão arterial e cansaço. O tratamento engloba medicamentos que reduzem a inflamação, controlam a pressão arterial ou melhoram o controlo da diabetes, e alterações no estilo de vida para proteger os rins. Em casos mais graves, poderá ser necessário recorrer à diálise ou transplante renal, por forma a substituir a sua função.


Esperamos que a informação presente neste website o ajude a compreender a sua doença renal e como lidar com ela. A informação fornecida é meramente informativa e de carácter educativo não devendo constituir ou substituir o conselho médico ou de outros profissionais de saúde. Caso surja alguma questão ou preocupação adicional, não hesite em contatar o seu médico ou equipa de saúde que o segue habitualmente.

Introdução à Doença Renal

As doenças glomerulares são um grupo de condições que afetam umas pequenas estruturas presentes no rim, essenciais para a filtração e remoção de resíduos e excesso de fluídos do sangue – os glomérulos. 

Nefropatia IgA

Os rins são duas estruturas em forma de feijão localizadas em cada lado da coluna vertebral. Os rins desempenham um importante papel no corpo humano.

Síndrome Nefrótica

A Síndrome Nefrótica caracteriza-se pela perda anormal de proteínas pelos rins, através da urina (superior a 3,5 g por dia no adulto e acima de 50 mg/Kg por dia na criança)...

Doença Renal Crónica

Os rins são dois órgãos com a forma de feijão e têm um papel muito importante no corpo humano...

Nefrite Lúpica

A Nefrite Lúpica é uma doença renal que ocorre em consequência do Lupus Eritmatoso Sistémico (LES), uma doença autoimune...

Glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF)

A GESF é um conjunto de muitos tipos de doenças renais caracterizadas pela formação de cicatrizes nos glomérulos, que são os pequenos filtros nos rins que ajudam a eliminar os...

Doença de lesões Mínimas

Na Doença de Lesões Mínimas os filtros não funcionam de forma adequada porque a sua estrutura está alterada. À medida que o sangue circula nesses filtros danificados...

bottom of page