top of page

GlomCon Portugal

Secção Portuguesa da GlomCon. Uma comunidade dedicada à Educação Médica e Investigação Colaborativa em Nefrologia!

Twitter Profile - GlomCon Portugal 2000x900-1.png

Nossa história

A GlomCon conta já com mais de 180 seminários online que se estenderam desde discussão de casos com desafios a nível diagnóstico e terapêutico, revisão de novas descobertas científicas, e introdução de novos conceitos e paradigmas por especialistas líderes no campo das doenças glomerulares e da nefrologia. A frequência semanal destes seminários goza de uma das taxas de frequência mais elevadas neste campo (120 a 240 participantes provenientes do meio académico, da prática clínica pública ou privada e da indústria farmacêutica). Para além disso, o nosso público global já assistiu aos seminários arquivados no YouTube mais de 379.000 vezes.


Assim, é a partir da GlomCon que, em janeiro de 2023, nasce a GlomCon Portugal, com o objetivo de manter o trabalho já desenvolvido adaptando à realidade portuguesa. Atualmente o foco principal da GlomCon Portugal é a criação de conteúdos didáticos sob o formato de seminários, de acesso livre, realizados mensalmente, e com vista a unir médicos internos e especialistas da área da nefrologia de crianças e adultos. No futuro, esta organização pretende, também, expandir a sua área de atuação para a realização de estudos multicêntricos. 

Recursos

A GlomCon Portugal é uma organização que nasceu a partir da Glomerular Disease Study & Trial Consortium (GlomCon). Esta iniciativa visa promover a educação médica e a investigação colaborativa na área da Nefrologia. Começou em 2016, nos Estados Unidos da América, com reuniões para discussão de casos clínicos e inovação na área da patologia glomerular e desde então tem estado em constante expansão.

Nossos parceiros educacionais

Sociedade Portuguesa Nefrologia.jpeg
Sociedade Portuguesa de Nefrologia Pediátrica.png
Young Nephrologist's Platform
ISN logo.png
RPS Logo Transp.png

Equipa

Um painel de assistentes e internos de Nefrologia constitui a equipa da GlomCon Portugal. Esta equipa idealiza e executa atividades educativas e ajuda a moldar a missão da GlomCon.

 

Tal como muitas outras iniciativas médicas e de investigação, também nós acreditamos que uma estreita colaboração entre clínicos, pacientes, cientistas e indústria pode conduzir a um progresso significativo no diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças complexas.

A GlomCon não tem funcionários remunerados, sendo que todos trabalham em regime de voluntariado.

Diretor administrativo e embaixador da GlomCon Portugal

Joana Gameiro, MD, PhD (2022 - Present)

Equipa de trabalho:
 

Ana Cabrita, MD
Ana Marta Gomes, MD
Ana Cristina Martins, MD
Ana Teresa Nunes, MD
Bernardo Marques da Silva, MD
Ivo Laranjinha, MD

Filipe Marques, MD
Joana Gameiro, MD, PhD
Luís Mendonça, MD
Luís Rodrigues, MD
Mário Góis, MD
Marta Pereira, MD 
Raquel Chorão, MD
Sara Barreto, MD
Sofia Marques, MD
Sofia Santos, MD

bottom of page