Nefropatia IgA
Dr. Sayna Norouzi
Autor
Nefrologista e Professora Assistente na Loma Linda University
Tradução por: Sara Barreto, MD, Ana Cristina Martins, MD
Esta informação é fornecida apenas para fins educacionais e informativos, e não constitui a prestação de conselhos médicos ou serviços profissionais.
O que são os rins e qual a sua função?
Os rins são duas estruturas em forma de feijão localizadas em cada lado da coluna vertebral. Os rins desempenham um importante papel no corpo humano.
Cada rim tem um milhão de pequenos filtros (chamados glomérulos) que atuam como um filtro ou uma peneira. Quando o sangue passa por estes filtros, as coisas benéficas (como os glóbulos vermelhos, proteínas, açucar, etc) são retidas, enquanto o excesso de água e os produtos do metabolismo (o equivalente ao “lixo”) das células são removidos através da urina.
Os rins também mantêm a nossa pressão arterial, fornecem blocos de construção para manter os glóbulos vermelhos (hemoglobina) e também ativam a vitamina D para manter os ossos saudáveis.
O que é a Nefropatia IgA?
A Nefropatia IgA é uma doença renal que ocorre quando o nosso corpo produz proteínas de estrutura anormal (IgA ou Imunoglobulina A) e estas se depositam nos filtros (glomérulos) dos nossos rins. Estas proteínas IgA são habitualmente produzidas pelo nosso sistema imunitário para combater as infeções. A deposição de IgA causa inflamação e pode levar a perda de sangue e proteínas na urina. Eventualmente, este processo mantido ao longo do tempo provoca lesão e fibrose nos rins.
Ainda não se compreende totalmente o que leva à produção destas IgA anormais ou porque estas apenas se depositam nos filtros dos rins. Sabe-se que existem algumas associações com determinadas infeções, doenças do fígado, doença celíaca e outras condições. Pode existir uma predisposição genética para esta doença.
Quem está em risco de desenvolver Nefropatia IgA?
A Nefropatia IgA é mais comum em pessoas de origem asiática (extremo Oriente) e com ancestrais Europeus. Pode surgir em qualquer idade, mas é mais frequente em idade jovem, começando na adolescência até ao final dos 30 anos. Esta doença afeta mais frequentemente homens e pessoas com história familiar da doença.
Quais são os sintomas da Nefropatia IgA?
Os sintomas podem ser diversos; dependem da função renal e da atividade da doença.
Pode notar episódios de sangue na urina, que aparenta ter uma colocação de chá ou estilo “coca-cola”. Muitas vezes estes episódios surgem após uma infeção na garganta ou gastroenterite, ou depois de realizar exercício físico intenso.
Muitas vezes, o sangue na urina não é visível a olho nu, mas o seu médico poderá realizar um teste de urina que deteta pequenas quantidades de sangue e proteína na urina. Por vezes, este tipo de alteração apenas é descoberto quando se fazem exames médicos de rotina por qualquer outra razão.
Também pode notar tensão arterial alta (hipertensão arterial), o que pode refletir lesão nos rins.
Outro tipo de apresentação possível, chamado de Vasculite IgA, pode envolver outros órgãos para além dos rins. Nesse caso, pode verificar a presença de erupções cutâneas, principalmente nas pernas, diarreia, inchaço nas pernas (edema), dor nas articulações, bem como outras alterações descritas acima.
A presença de sintomas como náuseas, vómitos, cansaço, perda de apetite e edema dos membros inferiores sugere que a doença já se encontra numa fase de evolução adiantada.
Que testes poderá realizar o meu médico para diagnosticar uma Nefropatia IgA?
O seu médico provavelmente irá pedir análises de sangue e urina, bem como uma ecografia aos rins, e frequentemente efetua-se uma biópsia renal. Não existe nenhuma análise sanguínea específica para fazer este diagnóstico; a biópsia renal é o único método que permite fazer um diagnóstico definitivo.
Como se trata a Nefropatia IgA?
O tratamento varia de doente para doente, dependendo da quantidade de proteínas na urina, bem como do resultado da biópsia renal. Não existe um tratamento específico ou uma cura para a Nefropatia IgA mas existem medidas que reduzem a velocidade de progressão da doença e a lesão provocada nos rins.
Se a sua doença renal for muito grave, o seu médico irá discutir consigo as opções de tratamento para substituição da função renal (como a diálise ou o transplante renal).
Adotar um estilo de vida saudável é uma medida importante no tratamento de suporte da Nefropatia IgA. O seu médico irá aconselhá-lo a ter uma dieta equilibrada, com redução da quantidade de sal, fazer exercício regularmente, deixar de fumar e reduzir o consumo de álcool para os limites recomendados. Pode ser benéfico vigiar a sua pressão arterial em casa regularmente.
Qual é o prognóstico a longo prazo da Nefropatia IgA? Posso ficar insuficiente renal por ter Nefropatia IgA?
Os doentes cuja quantidade de proteínas na urina seja reduzida têm baixo risco de apresentarem danos contínuos e crescentes nos rins. No entanto, alguns doentes podem desenvolver insuficiência renal progressiva (isto é, diminuição do funcionamento dos rins, com incapacidade de eliminar totalmente os resíduos e água em excesso) e aumento da quantidade de proteínas perdidas na urina. Dentro deste grupo de doentes, 15-20% podem evoluir para insuficiência renal avançada aos 10 anos; após 20 anos de evolução essa percentagem aumenta para 20-30%. A Nefropatia IgA, em casos raros, evolui de forma agressiva e leva a rápida degradação da função renal. Se desenvolver insuficiência renal, irá precisar de realizar diálise ou de efetuar um transplante de rim.
É difícil prever o que vai acontecer no futuro. As análises de sangue e urina são a melhor forma de perceber como a sua doença está a evoluir; assim, é importante manter avaliações regulares com o seu médico.
Existe alguma forma de prevenir a Nefropatia IgA?
Atualmente não existe nenhum método comprovado para prevenir esta doença mas existe medicação que permite atrasar o avanço da mesma. Se tem história familiar de Nefropatia IgA, discuta com o seu médico assistente quais são as suas opções para manter os seus rins saudáveis.