Projetos
Os projetos a desenvolver pela comunidade GlomCon Portugal, focam-se em três grandes áreas: desenvolvimento científico, investigação e educação.
Pretende-se a criação de uma plataforma de permuta de informação clínica, aproximando intervenientes no diagnóstico, tratamento e monitorização de doentes com patologias glomerulares, contribuindo para a formação científica da comunidade médica, baseada em aprendizagem teórica e prática, e fomentada através da discussão interpares.
Simultaneamente, a reunião de profissionais envolvidos no acompanhamento destes doentes, provenientes de diversas instituições a nível nacional, permitirá estimular a colaboração multicêntrica na compilação de dados clínicos e epidemiológicos. O programa de atividades ambicionado envolve ainda o desenvolvimento de ações de intervenção educativa e preventiva junto da sociedade não médica
Palestras científicas online
Organização de seminários clássicos que consistem em palestras desenvolvidas em torno de grandes temas no âmbito das doenças glomerulares, salientando importantes conceitos contemporâneos da Nefrologia e Nefropatologia, ministrados por peritos com experiência reconhecida na área em destaque.
Newsletter
Elaboração e difusão regular de uma newsletter que pretende ser um veículo para a divulgação da atividade científica desenvolvida, visando despertar o interesse e participação progressivamente mais alargada dos nefrologistas portugueses. Incluirá a publicação de informação relativa a palestras futuras e pontos chave de conferências prévias, bem como de casos clínicos e/ou imagens clínicas que incentivem o estudo, análise e discussão interpares, com uma periodicidade mensal.
Intervenção junto da comunidade
Ponto de contacto com o doente e sociedade em que está integrado, através do desenvolvimento e publicação de conteúdo para esclarecimento e educação. Pretende-se a utilização de linguagem adaptada e inteligível, com o especial recurso à infografia como meio de veicular informação. Numa perspetiva de intervenção mais ativa, considera-se pertinente a organização pontual de rastreios populacionais de doença renal glomerular.
Discussões interativas de casos clínicos
Conferências clínicas online e em tempo real que colocam em contato nefrologistas de vários centros médicos, programas de formação e diferentes comunidades, juntamente com patologistas dedicados à morfologia renal, permitindo a discussão de casos clínicos desafiantes. Esta vertente é essencial para o clínico na gestão de doenças glomerulares raras e complexas.
Investigação clínica
Facilitação e promoção da colaboração multicêntrica na compilação de dados clínicos e epidemiológicos, permitindo a criação e enriquecendo os registos pré-existentes de patologias glomerulares, muitas das quais são raras ou pouco frequentes. A informação assim reunida permitirá a elaboração de registos multicêntricos nacionais de doenças glomerulares, que poderão servir de base para o recrutamento e seguimento de doentes com determinada patologia. Possibilitará também a realização de estudos epidemiológicos e observacionais, com conclusões de maior qualidade e relevância em trabalhos de investigação centrados na população portuguesa.
Participantes
Os participantes encontram nos seminários GlomCon mais do que o habitual webinar uma vez que todos os participantes são encorajados a colocar questões e comentários e contribuir para a troca de conhecimentos cooperativos numa atmosfera informal e interactiva.
Interessado em participar nas nossas atividades?