Introdução às Doenças Renais
Esta informação é fornecida apenas para fins educacionais e informativos, e não constitui a prestação de conselhos médicos ou serviços profissionais.
Visão Geral
O que são as doenças glomerulares?
As doenças glomerulares são um grupo de condições que afetam umas pequenas estruturas presentes no rim, essenciais para a filtração e remoção de resíduos e excesso de fluídos do sangue – os glomérulos. Estas unidades são como um minúsculo filtro constituído por pequenos vasos sanguíneos organizados num novelo, existindo cerca de 1 milhão delas em cada rim.
Vários fatores, incluindo infeções, fenómenos autoimunes e mutações genéticas herdadas podem causar estas doenças.
Os sintomas de doença renal podem incluir edema, aparecimento de proteínas na urina (o que se traduz numa urina espumosa), aumento da pressão arterial e diminuição da função do rim. Estas condições podem ser graves e levar à falência do rim, quando não tratadas atempada e adequadamente.
Quando a inflamação é o mecanismo predominante de lesão glomerular, referimo-nos a essa doença como uma Glomerulonefrite. Exemplos deste tipo de patologia são a Glomerulonefrite pós-estreptocócica, a Nefrite Lúpica e a Nefropatia IgA, entre outras.
Por vezes, não existe inflamação; como por exemplo, numa das causas mais comuns de doença glomerular: a diabetes. Nesta situação, a lesão dos pequenos filtros (glomérulos) acontece sem lesão inflamatória direta. Também se incluem no grupo de doenças glomerulares sem inflamação o Síndrome de Alport, a Nefropatia Membranosa, a Doença de Lesões Mínimas, a Esclerose Segmentar e Focal, entre outras.
A lesão do rim, em particular dos glomérulos, seja por inflamação ou por outro mecanismo, quando mantida e não combatida, conduz a fibrose e danifica o glomérulo de uma forma que pode ser permanente e irreversível, o que resulta numa dificuldade dos rins em filtrar e eliminar resíduos e fluidos em excesso presentes na corrente sanguínea.
O tratamento pode incluir medicações que combatem a inflamação e controlam a pressão arterial, e alterações do estilo de vida protetoras dos rins. Em situações extremas, pode ser necessário um tratamento que substitua a função do rim, como a diálise ou o transplante renal.
Uma grande percentagem das doenças glomerulares são causadas por mecanismos autoimunes
As doenças glomerulares de causa autoimune afetam predominantemente indivíduos jovens, anteriormente saudáveis e sem outros problemas de saúde conhecidos.
De acordo com o último estudo realizado em Portugal em 2020, cerca de 20% da população adulta apresenta doença renal. Esta pode ter diferentes causas, sendo as duas mais frequentes a Hipertensão e Diabetes Mellitus. Contudo, vários especialistas questionam se a pressão arterial elevada é realmente uma causa comum de doença renal e colocam a hipótese deste diagnóstico muitas vezes mascarar a presença de uma doença glomerular subtil, mediada por fenómenos imunes, que por sua vez está a resultar no aumento da pressão arterial.
Conhecem-se mais de 100 diferentes tipos de doença glomerular que podem afetar os rins, algumas são hereditárias e outras adquiridas. A maioria destas condições podem-se considerar raras.
image from: freepik.com
Infelizmente, as doenças raras são extremamente difíceis de diagnosticar e tratar. Existem várias razões para que isto aconteça, nomeadamente a dificuldade que os médicos e investigadores têm em encontrar doentes suficientes para que se consiga estudar em profundidade o seu problema e como a doença evolui.
Por outro lado, também as pessoas que convivem ou lidam de perto com estas situações se deparam com a necessidade de procurar mais informação acerca destas doenças devido à sua raridade e complexidade. Assim, os médicos que tratam as doenças dos rins envolvidos nesta comunidade pretendem utilizar este portal como meio para fornecer material educativo, de fácil acesso, aos doentes e familiares. De notar que o conteúdo aqui disponibilizado não deve ser usado de forma isolada, nomeadamente na tomada de decisões ou determinação de atitudes – deve ser sempre consultado o médico assistente e recomenda-se que siga as orientações por ele fornecidas.
Como mencionado previamente, a pressão arterial e a diabetes são as duas causas mais comuns de doença renal. Quando a diabetes afeta o rim, trata-se frequentemente de uma lesão que envolve o glomérulo (a chamada Glomerulopatia diabética). Cada rim tem entre 500.000 e 1.000.000 de glomérulos. Estes são minúsculos mas são dos filtros mais complexos que a natureza já produziu. O sangue flui através dos glomérulos e é filtrado 24 horas por dia, 7 dias por semanas. Estes filtros são tão delicados que mesmo que apenas uma pequena fração seja danificada, pode resultar em “fuga” de proteínas ou sangue para a urina. De facto, a presença de proteína na urina é muitas vezes o primeiro sinal detetável e mensurável de lesão da diabetes no corpo humano. Para além da Hipertensão e Diabetes, mais de outros 100 tipos de doenças podem afetar o glomérulo e levar à presença de proteína ou sangue na urina.
O “ataque” continuado aos glomérulos pode acabar por conduzir à formação de “cicatrizes”, com presença de fibrose, o que torna as alterações irreversíveis. Os médicos das doenças renais, podem tratar algumas formas de doença do rim. É essencial saber que a doença renal crónica não causa sintomas até já estar numa fase avançada da sua evolução. A única maneira de saber se alguém tem lesões nos glomérulos ou nos rins é através de análises ao sangue e urina. Felizmente, já existem opções terapêuticas para várias formas de patologia renal, e em muitos casos, o avanço da doença renal crónica pode ser abrandado ou prevenido.
Aprende mais sobre a tua doença
A informação fornecida é meramente informativa e de carácter educativo não devendo constituir ou substituir o conselho médico ou de outros profissionais de saúde